quarta-feira, 4 de abril de 2012 | By: Nilson Nobre.

Resenha Literária #1: A Menina que roubava livros.


Título: A Menina que roubava livros.
Autor: Markus Zuzak.
Ano: 2008.
Editora: Intrínseca.
Sinopse: 
Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a Morte três vezes. E saiu suficientemente viva das três ocasiões para que a própria, de tão impressionada, decidisse nos contar sua história, em A Menina que Roubava LivrosDesde o início da vida de Liesel, na rua Himmel, numa área pobre de Molching, cidade desenxabida próxima a Munique, ela precisou achar formas de se convencer do sentido da sua existência. Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona de casa rabugenta. Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala um livro, O Manual do Coveiro. Num momento de distração, o rapaz que enterrara seu irmão o deixara cair na neve.  Foi o primeiro de vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes. E foram estes livros que nortearam a vida de Liesel naquele tempo, quando a Alemanha era transformada diariamente pela guerra, dando trabalho dobrado à Morte.  O gosto de roubá-los deu à menina uma alcunha e uma ocupação; a sede de conhecimento deu-lhe um propósito. E as palavras que Liesel encontrou em suas páginas e destacou delas seriam mais tarde aplicadas ao contexto a sua própria vida, sempre com a assistência de Hans, acordeonista amador e amável, e Max Vanderburg, o judeu do porão, o amigo quase invisível de quem ela prometera jamais falar. Há outros personagens fundamentais na história de Liesel, como Rudy Steiner, seu melhor amigo e o namorado que ela nunca teve, ou a mulher do prefeito, sua melhor amiga que ela demorou a perceber como tal. Mas só quem está ao seu lado sempre e testemunha a dor e a poesia da época em que Liesel Meminger teve sua vida salva diariamente pelas palavras, é a nossa narradora. Um dia todos irão conhecê-la. Mas ter a sua história contada por ela é para poucos. Tem que valer a pena. 

Resenha:

          Como esquecer Liesel, ou melhor, saumensh? Como esquecer Rudy, o eterno saurkel? Dos momentos na rua Himmel? Das grosserias da mamãe? Das noites em que o papai ficava ensinado Liesel a ler no porão? Dele tocando acordeão para ela? Ou das noites que ele passou com ela até que o medo que ela sentia passasse totalmente?
          Todo o livro é magnífico.  A história é linda e memorável. A maneira como Zuzak constrói a história faz você se apaixonar por cada um dos personagens. 
        Na verdade, terminar o livro é uma tarefa DIFICÍLIMA, pois você não quer abandonar a história. 
        Ainda me lembro, como se tivesse sido ontem, do momento em que terminei de ler este livro. Foi mais ou menos em agosto do ano passado. Passei uma semana angustiado e mais três meses com uma saudade desenfreada dos personagens. "A menina que roubava livros", é um dos livros que relerei com absoluta certeza. Quero muito sentir os personagens ao meu lado novamente. Sorrir e me emocionar a medida que a história se constrói.
         Essa história foi a mais emocionante que já li até o presente momento. Deus do céu, o que foi aquele fim? Eu lia cada frase com um nó enorme na garganta me sufocando. As lágrimas brotavam dos meu olhos sem que eu nem percebesse. Eu senti a dor que liesel sentia naquele momento. Era como se eu tivesse perdido membros da minha própria família e tudo que eu queria era poder dar forças a Liesel.
        Em linhas gerais eu super-recomendo o livro a quem deseja dotar personagens para o resto da vida. Essa história vai fazer você rir, chorar e amar. Rir da inocência de uma criança, chorar pelo drama da situação e amar cada personagem como se fossem membros da sua família.

"Tive vontade de dizer muitas coisas à roubadora de livros, sobre a beleza e 
a brutalidade. Mas que poderia dizer-lhe sobre essas coisas que ela já não 
soubesse? Tive vontade de lhe explicar que constantemente superestimo e 
subestimo a raça humana — que raras vezes simplesmente a estimo. Tive vontade 
de lhe perguntar como uma mesma coisa podia ser tão medonha e tão gloriosa, e 
ter palavras e histórias tão amaldiçoadas e tão brilhantes. " 

(Epílogo - Página: 382)


Postado Por: Nilson Nobre.

6 comentários:

Cla from plutão disse...

Tudo o que eu senti em palavras. Adorei sua resenha. O livro é perfeito mesmo,Markus Zusak é um gênio. Outro livro bom dele, que eu li e recomendo, é Eu sou o mensageiro. A gente se envolve com os personagens, sabe?
Terminei de ler A Menina que roubava livros na escola. Só dava neguinho perguntando porque eu tava chorando tanto. De boa, impossível não se emocionar =/ Li em uma semana. Tipo, toda manhã na escola que eu podia dar uma lidinha, passei a tarde quase toda lendo. Não consegui largar. Hahahah. Tô até pensando em reler, quando eu terminar de ler o que falta. kk
Enfim, Q Beijos :333

Unknown disse...

Eu não tive uma impressão tão boa com esse livro quanto você. Não sei porque, mas a magia dele não me contagiou.

Beijos.

Just Books disse...

Ah, esse livro é aquele tipo de livro que a gente termina, mas sente que nunca vai esquecer a história, é emocionante, uma história incrível que vale supeer á pena ler.

Sem contar que um livro narrado pela morte é algo que não se dá para ignorar, né? Li o livro até rápido, meio que devorei cada página rs'

Parabéns pela resenha, ficou muito boa ;D

Bj;*
Naty.

Nilson Nobre. disse...

Muito obrigado pelos comentários, a opinião de vocês é muito importante! :D

Unknown disse...

Uau amei a resenha e adorei o que você escreveu no final *-*, parabéns. Ainda não li esse livro, mas fiquei bem curiosa.
Beijos

Bru
www.viagem-imaginaria.blogspot.com

Nilson Nobre. disse...

aah, obrigado *-*
Leia, vale muito a pena, bjos e obrigado pela visita! :D

Postar um comentário