terça-feira, 1 de maio de 2012 | By: Nilson Nobre.

Resenha Literária #2: Memórias de um Sargento de Milícias



Título: Memórias de um Sargento de Milícias.
Autor: Manuel Antônio de Almeida.
Categoria: Clássicos da literatura Nacional.
Ano: 1863.

RESENHA:

• Primeiramente, eis um pequeno fato: •

Não li esse livro por vontade própria.

           
       Tive de lê-lo para fazer um trabalho de português, e posso dizer que foi cansativo da primeira a última página, sabe quando você lê três páginas e parece que leu trinta? Pronto, para mim foi exatamente assim. É claro que existem certos momentos em que você lê e pensa:  “caramba, até que foi legalzinho”, mas logo você perde essa “luz” que surge ao ler o que está narrado posteriormente.



• Melhor trecho para mim •
“Quando se atacou a lua, a sua admiração foi tão grande que querendo firmar-se nos ombros de Leonardo, deu-lhe quase um abraço pelas costas. O Leonardo estremeceu por dentro, e pediu ao céu que a lua fosse eterna: virando o rosto, viu sobre seus ombros aquela cabeça de menina iluminada pelo clarão pálido do misto que ardia, e ficou também por sua vez extasiado; pareceu-lhe então o rosto mais lindo que jamais vira e admirou-se profundamente de que tivesse podido alguma vez rir-se dela e achá-la feia.
(TOMO I  -  Capítulo XX – O Fogo no Campo)

          Eu não concordo que o aluno deva ser obrigado a ler obras que não o interessam, mas infelizmente isso é necessário.
          Quando minha equipe foi selecionada para ler este livro, me disseram: “É comédia”. Não é querendo ser preconceituoso e blá blá blá mas de imediato respondi: “ ah que ótimo”, ironicamente é claro, pois eu não esperava que fosse algo bom, devido ao tempo que foi escrito e etc.
         Observando o texto de uma forma diferente, foi possível perceber que o autor já tentava descrever ao máximo o figurino dos personagens, dar aspecto aos sentimentos, as características culturais do povo naquele período e é possível identificar também até ditados populares que são usados até os dias de hoje. É claro que houve momentos em que eu tive de buscar no Google o que certas palavras significavam, devido a escrita ser bem arcaica, mas no fim das contas uma palavra define minha sensação perante a leitura: CHATA.
        Tudo que acontecia era muito monótono e extremamente previsível. O fim que o diga, parece até que o autor teve preguiça de fazer uma coisa descente, mas que seja, não estou desmerecendo o trabalho de Manuel Antônio da Almeida, afinal, quem sou eu para fazer uma barbaridade dessas?  Sei também que aqueles tempos eram outros. Há também outra situação que me deixou um tanto decepcionado: O que aconteceu a mariazinha, mãe do Leonardo? Tipo, eu esperava que ela fosse voltar ou que ao menos o autor fosse explicar como ela havia terminado, mas depois que ela fugiu com o cara, ela foi completamente deixada de lado na história. Enfim, não gostei do livro, não recomendo a leitura.

Postado por: Nilson Nobre.

2 comentários:

Caio Rodrigues disse...

Olá, minha primeira visita aqui no blog
e estou adorando.

Pretendo voltar mais vezes. *-*

Abraço
Caio Rodrigues
http://linhasdeencanto.blogspot.com.br/

Nilson Nobre. disse...

Obrigado pela visita Caio, volte sempre!

Postar um comentário