terça-feira, 8 de maio de 2012 | By: Nilson Nobre.

Resenha Literária #3: O Diário de Suzana Para Nicolas

Título: O Diário de Suzana Para Nicolas
Autor: James Patterson
Ano: 2011
Editora: Arqueiro
Categoria: Drama/Romance


Sinopse:

Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente.
Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”.
Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas.
Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida.
O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.
Resenha:
Sabe aquele livro que você sente um nó na garganta quando está lendo?
Os momentos de angústia me deixaram assim. Eu lia tudo com lágrimas brotando de meus olhos.
Deus, que livro perfeito.
Faziam mais ou menos uns cinco meses que eu queria ler "O Diário de Suzana para Nicolas", por falta de tempo, só o li "agora". Ainda estou sem palavras, sem ação, são exatamente 17:59 e faz meia-hora que estou tentando defini-lo nessa resenha. Não há como defini-lo é simplesmente fantástico.
A maneira como James Patterson constrói a narrativa fez com que eu me apaixonasse por cada um dos personagens, a dor e a alegria deles se tornaram minhas também.
"Eu te amo meu amor, a gente se vê pela manhã, mal posso esperar." 
(Página 194) 
Nossa, respirei fundo agora. Só de ler essa frase sinto um arrepio.
Esse trecho me fez ver o quanto a nossa vida é curta e como tudo pode mudar num piscar de olhos. Não esquecerei nunca da lição das cinco bolas. Junto aos personagens, pude ver o quanto ela é importante, o quanto ela é aplicada na vida real.
Posso dizer que depois de ler esta brilhante história, não sou mais quem eu era. Ela me fez amadurecer e pensar se todas as minhas preocupações valem realmente a pena. Não é uma sorte?

Postado por: Nilson Nobre.


2 comentários:

Amanda Cristina disse...

Estou doida para ler este livro! Até hoje só li resenhas positivas e que dizem ser um livro muito emocionante! Sendo essa completa romântica, tenho certeza de que precisarei de diversos lencinhos para minhas lágrimas, rs



Beijinhos, Amanda Cristina.
www.primeiro-livro.com

Luana disse...

Ai Nilson, eu estou querendo ler esse livro a um bom tempo também! Todo mundo diz que é bom, só de ler as resenhas fico com o coração na mão imaginando o quanto irei chorar e sofrer com esse livro.

beijos, Lu

Postar um comentário